História do Azulejo

25-06-2012 23:46

O azulejo é um elemento identificativo da cultura portuguesa.

A palavra AZULEJO vem do vocábulo árabe Al ZULAYCHA que significa, placa de barro cozida (ladrilho) ou pequena pedra polida.

Foram os muçulmanos que trouxeram através do Norte de África para a Península Ibérica a arte do azulejo.

Já muito antes do século XV havia azulejo em Portugal de diversos formatos, como losetas e alfardons vindos de Espanha. Eram usados como pavimento ou revestimento de fontes.

No início do século XVI começa-se a importar de Espanha grandes quantidades de azulejo sevilhano de estilo mudéjar, que passaram a revestir superfícies parietais de palácios, igrejas e conventos.  São os azulejos hispano mouriscos que utilizam as técnicas de alicatado, corda seca e aresta.

Formato do Azulejo

Inicialmente, o tamanho e formato do azulejo variavam, mas no início do século XVI o quadrado de tamanho estandardizado vulgarizou-se.

Tornou-se mais fácil a sua aplicação, o que era importante dado o grande número de encomendas.

A partir da segunda metade do século XVI com a fixação de ceramistas flamengos no nosso país, iniciou-se a produção portuguesa de azulejo.

A dimensão mais vulgar do azulejo tradicional português é de 14 cm de lado.

A Técnica de Majólica

Técnica originária do Oriente, aperfeiçoada e desenvolvida em Itália em finais do século XV.

Foi introduzida na Península Ibérica, no começo do século XVI, por um pintor italiano de nome Francesco Nicoloso.

Consiste em aplicar sobre uma das faces do azulejo em chacota, uma camada de vidrado estanífero, sendo em seguida possível executar-se a pintura a pincel com óxidos sem que as diferentes cores se misturem. É sujeito a uma 2º cozedura para fixação das cores.

Voltar